19 de ago. de 2015

DICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA E A CONCENTRAÇÃO DE IDOSOS

Sabemos que a passagem dos anos traz diversas modificações interna e externa em nossos corpos. E na memória não é diferente. Por volta dos 40 anos começamos a sofrer uma diminuição da capacidade de armazenamento de informações no cérebro.

Neurotransmissores são substâncias que transmitem informações entre os neurônios.  Portanto, quanto menor a fabricação do mesmo, maiores são os danos ao cérebro. Mas, essa dificuldade de memória pode ser causada também por doenças cerebrais específicas.

Para melhorar a capacidade da memória e, claro, aumentar a atenção, veja as 10 dicas selecionadas pelo Portal:


  • Desligue o “piloto automático”: tente sair da rotina no dia a dia e invista em atividades diferentes para estimular o cérebro. Se você costuma ir pelo mesmo caminho para o trabalho todos os dias, mude pelo menos uma vez na semana. Visite um supermercado diferente ou uma farmácia, por exemplo. Novidades fazem bem à memória.
  • Faça associações: uma dificuldade comum é em memorizar nomes de pessoas diferentes. Para evitar esse problema crie associações ao nome da pessoa de acordo com características da mesma ou ao nome de pessoas que você já conhece.
  • Faça uma coisa de cada vez: realizar várias atividades ao mesmo tempo, certamente, irá dificultar que você se recorde de todas as coisas que precisava realizar no decorrer do dia. Quando parar para resolver uma coisa, tente se desligar das demais. O ideal é identificar as prioridades do momento para resolvê-las uma a uma.
  • Exercite a memória: algumas atividades simples ajudam a manter o cérebro mais ativo. Por exemplo, escreva o nome de algumas cores em tons diferentes. Depois, tente dizer em voz alta as cores em que cada palavra está pintada. Por exemplo, se a palavra é azul e está colorida de amarelo, diga “amarelo”.
  • Evite o álcool e o cigarro: ambos são vilões da memória. A ingestão de álcool à longo prazo pode causar uma atrofia cerebral, que é a redução do tamanho do cérebro. Já o cigarro, favorece isquemias cerebrais, podendo em longo prazo gerar problemas cognitivos.
  • Diga não aos medicamentos para dormir: alguns desses remédios podem comprometer a capacidade de memorização. Por isso, o uso dos mesmos só deve ser feito sob-recomendação do médico.
  • Trate a depressão e ansiedade: ambas podem causar uma diminuição do ritmo dos processos cerebrais e, consequentemente, causar esquecimentos.

Exercícios para estimular a memória dos idosos

1. Jogo das diferenças
Também conhecido como jogo dos sete erros, o jogo das diferenças um dos exercícios para estimular a memória dos idosos mais eficiente. Isso pois, embora fácil, força a pessoa a aguçar sua percepção e análise ao procurar diferenças em duas imagens aparentemente iguais.

2. Sudoku, caça-palavras, dominó ou palavras cruzadas
Esses são considerados os exercícios para estimular a memória mais eficientes. Todos seguem uma lógica parecida. No sudoku, é preciso exercitar a lógica, além de ter uma memória boa para cálculos simples, enquanto no caça-palavras a memória visual é altamente estimulada por meio da procura.
O dominó proporciona o desenvolvimento de uma estratégia de jogo, e as palavras cruzadas puxam pela lembrança vocabulários e conhecimentos. Assim, com esse grupo de jogos de lógica encontrados facilmente nas bancas é possível formar um poderoso kit que exercícios para estimular a memória.

3. Quebra-cabeças
O quebra-cabeças é uma atividade recomendada em qualquer idade. Em termos de exercícios para estimular a memória dos idosos, ela se faz recomendável de forma progressiva. Comece com um número menor de peças e vá aumentando. Assim você exercita o seu cérebro como quem faz ginástica para os músculos.

4. Ler um livro ou assistir um filme e contar para alguém
Quando se lê ou se assiste a algo, é comum que depositemos atenção especial àquele momento. Por isso, um dos exercícios para estimular a memória é, após a leitura do livro ou ao filme assistido, a pessoa conte a história para alguém, o que a faz treinar a capacidade de armazenamento das informações.

5. Fazer lista de compras e não utilizá-la
Muitas pessoas – e não apenas os idosos – se valem da lista de compras na hora de ir ao mercado. Mas você já tentou memorizá-la? Uma boa forma de fazer isso é deixar a lista guardada na hora das compras e tentar ao máximo puxar por sua memória para percorrer o supermercado. Antes de passar no caixa, você confere o seu desempenho.

6. Tomar banho de olhos fechados
Essa é uma forma de estimular a memória visual. Ao fechar os olhos você recompõe o ambiente de forma mental, o que ajuda a exercitar o cérebro. Tente tomar o banho inteiro assim, procurando os produtos sem o auxílio da visão.

7. Fazer atividades estimulantes, como teatro ou dança
Guardar passos, falas ou instruções é uma ótima forma de exercitar a memória.

8. Fazer um curso numa área de interesse
É cientificamente comprovado que a forma mais eficaz de melhorar a capacidade de memória e cognição é aprendendo algo novo. Escolha algo de sua preferência e comece hoje mesmo.


Um comentário:

  1. Achei ótimo os ensinamentos, como crio caça palavra e ponho no blog, resolvi por um link desta reportagem em cada postagem de caça palavra publicado. O endereço é gepacnet.blogspot.com, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir