SEDE SOCIAL E FUNDAÇÃO

Aspectos Históricos da Fundação


Uma pleia de homens abnegados como Julio Lima, Jose de Abreu Januário de Brito, Mario Gomes da Silva, Carlos Mauricio da Silva, Elpidio de Souza Ribeiro, Nero de Oliveira Bastos, Joaquim de Santana Menezes, Cláudio Manoel de Lima, Sabino Monteiro, Alfredo Jose da Silva, João Câncio de Lima, Jordão de Oliveira, Basílio Gomes, Raphael de Menezes, André Alves Gonçalves, Alfredo Pinto Ferreira, Tancredo Pinto de Moraes, Francisco Caetano de Sant'ana, Olegário Correa da Silva, Jose Gil da Silva, Antonio Vargas de Oliveira Alonso, Antonio de Magalhães, Sergio Ferreira dos Santos, Nepomuceno de Camargo, Ezequiel Antonio Appolonio, Pedro Domingos de Souza, Benedito Francisco da Silva, Eduardo Soares Braga, Jacinto Antonio do Vale, Jose Marcelino de Freitas Mariano, Jose Camillo, Astrogildo Raphael Machado, Antonio Barbosa Sobrinho, Adão Jerônimo da Silva, Pedro Rodrigues Freire, Sebastião Teixeira da Cunha, Jerônimo Jose Adelino da Costa, Francisco Alves Baptista, Ambrosio Jose dos Santos, Carlos Augusto Setembrino de Araújo, João José do Nascimento, Benvindo Zeferino Niemaiyer de Mello, Raul Linhares de Vasconcellos, Vietelvino da Costa Pereira, Ladislau Dias de Araújo, Mario dos Santos, João Dias do Nascimento, Miguelyco Ferreira Gomes, Jose Antunes, Moyses Caiado Auriano, Joaquim Domingues da Silva Borges, Leandro Bispo dos Santos, Jose Carlos da Silva, Francisco Jose da Silva Cavalcante, Francisco Alves de oliveira, Miguel Antonio da Silva, Leopoldo Antonio de Araújo, Francisco das Chagas, Jose Leite Chaves, João Ferreira de Lima Ozório, Jose de Mendonça, Antonio Joaquim de Ávila, Jonas Maciel da Rosa, Antonio Gomes Oliveira, Nicolau dos Santos Reis, Benedito Bezerra de Araújo, Ovidio Rozario da Rosa, Joaquim Evangelista, Camillo José de Mendonça, Raphael Fortunato dos Santos, Carlos Fabrício, Antonio Galdino dos Santos, Athila de Almeida, Joaquim Ferreira, Luiz Pereira do Nascimento, João Clementino dos Santos Braz, Antonio da Filha Olimpio Bezerra de Lima, Manoel da Paixão Alves, Edmundo de Oliveira, Julio Jose, Gucio José Catharino, João Cancio de Oliveira, Leavergildo de Oliveira, José Luiz da Silva, Álvaro Augusto da Fonseca, Jaime Moreira Cardoso e José Francisco dos Santos.

Primeiro resolveram sobre a presidência e a vice-presidência, e depois, fundaram uma associação que viesse de encontro com a classe das praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. No dia 11 de dezembro do ano de 1927 foi fundado o CBPR.


 

Fundaram em um terreno vago na Rua Carlos de Oliveira, 156 na Abolição, no qual existia um prédio em precária estado de conservação, depois, de adquirirem o terreno do seu legitimo dono, passaram então a habitar a casa velha e fizeram um barraco nos fundos destinado a funcionar como parte do Centro Beneficente das Praças da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal que logo após a mudança da capital para Brasília passou a denominar-se Centro Beneficente das Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara. Com a Fusão do Estado da Guanabara e Estado do Rio de Janeiro, passou então a denominar-se Centro Beneficente das Praças Reformadas da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, nome este que até hoje conserva-se.



Em 1946 a 1948 tivemos o primeiro presidente da entidade José Francisco de Abreu e, foi reeleito por mais três mandatos de 1948/52/54/56 pelo Distrito Federal.

Manoel Honorato de Alexandria fora eleito para o triênio seguinte de 1957/59, pelo Distrito Federal.

Wilton Ferreira dos Santos eleito para o triênio de 1959/60(Bienio), pelo Distrito Federal.

O senhor Wilson Ferreira dos Santos, presidente, foi destituído das suas funções no dia 08 de abril de 1960. Por uma Assembléia desta mesma data, a Entidade passou a ser dirigida por uma JUNTA GOVERNATIVA, sendo o presidente o Sr. Antonio de Souza Barreto, Emilio Santoro e Osvaldo Martins, em 08 de Outubro de 1960.

A Ata da Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 20 de Novembro de 1960, pelo senhor presidente da JUNTA GOVERNATIVA, e não havendo número de associados, fora realizado uma segunda convocação, com a presença de 12 (DOZE) associados de acordo com o Estatuto (às 17:00 horas). Tendo o senhor presidente apresentado a sua renuncia e apresentado requerimento do 1º secretário (Osvaldo Martins), deixando de apresentar renuncia por ausência e por unanimidade de votos, decidiu-se a Assembléia a designar para presidente da JUNTA GOVERNATIVA o Sr. Manoel Honorato de Alexandria, seguidos do Sr. Jorge Rodrigues da Cruz (Secretário) e Sr. Agapito Leonardo de Souza (Tesoureiro) em 20 de Novembro de 1960.

Manoel Honorato de Alexandria fora Eleito para o triênio de 1962/64 e, reeleito para 1965/67, porém, o Distrito Federal havia sido transferido à Brasília em 21 de abril de 1960, o município do Rio de Janeiro tornou-se o Estado da Guanabara, de acordo com as disposições transitórias da Constituição de 1946 e com a Lei nº 3.752, de 14 de abril de 1960.

OBS: Com a mudança da Capital para Brasília passou a denominar-se Centro Beneficente das Praças da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara.

Em novembro de 1970 a Associação dos Militares Reformados do Brasil, localizada na rua senador pompeu, 200 Centro - Rio de janeiro, solicitou ao Presidente do CBPR um espaço temporário pois, se encontrava em dificuldades financeiras. Em 10/01/1967 Associação dos Militares Reformados do Brasil encerrou suas atividades por problemas diversos, o seu quadro de sócios foi acoplado ao do CBPR e seus moveis foram doados a nossa Sede.



Em 1970 iniciou-se a construção do prédio do CBPR que conhecemos nos dias atuais, o termino da obra foi em setembro de 1971 e sua inauguração no dia 11/12/1971.




Euclides Francisco Gonçalves eleito para o triênio de 1968/70 e, reeleito de 71/73, pelo Estado da Guanabara.

Euclides Emigdio de Oliveira eleito para o triênio de 1974/76 e, reeleito para o triênio 1977 a 1979. O Presidente do Brasil General Ernesto Geisel, decidiu-se realizar a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, a partir de 15 de março de 1975, denominado assim Estado do Rio de Janeiro.

OBS: Com essa nova fusão do Estado da Guanabara e Estado do Rio de Janeiro, passou então a denominar-se Centro Beneficente das Praças Reformadas da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro em 1975, nome este que até hoje conserva-se.

Francisco Salvaterra Nynssen eleito para o triênio de 1980/82 e, reeleito para os triênios de 1983/85/86/89/91/92/94/95/98, do Estado do Rio de Janeiro.

Termos de Posse

Obs: No dia 28 de Junho de 1995, ouve o falecimento do atual presidente Francisco Salvaterra Nynssen. Tomando posse deste cargo, o Vice Presidente Wilson Vieira Lima no dia 29 de Junho de 1995, precisamente às 11 horas e 05 minutos, na reunião de diretoria, digo do conselho deliberativo desta entidade. O senhor presidente nomeou no cargo de Vice-Presidente desta casa o senhor Gilson Jose Moreira, que assinou o livro de posse depois de ser aprovado pelo egrégio conselho. O Sr. Presidente Wilson Vieira Lima, impossibilitado de exercer a função na Presidência por motivos de debilidade na sua saúde e de sua esposa, renunciou o cargo e assumindo em seu lugar o senhor GILSON JOSÉ MOREIRA.

Aos 11 dias do mês de Dezembro do ano de 1995 precisamente às 11 horas, tomou posse no cargo de presidente deste Centro Beneficente das Praças Reformadas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Gilson José Moreira eleito para o triênio de 1995 a 1997 e, reeleito de 98/01/03/07, ressalvando que do ano de 2003 a 2007 estatutariamente passou a ser quatriênio.

OBS: Quaisquer dúvidas podem ser retiradas nas ATA de Assembléia Geral Extraordinária do Centro Beneficente das Praças Reformadas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, e, na ATA de posse do Centro Beneficente das Praças Reformadas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara, e, por conseguinte no Livro de ATA do Centro Beneficente das Praças Reformadas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

CONFIRA TODAS AS FOTOS

2 comentários:


  1. You could definitely see your enthusiasm within the article you write. The arena hopes for even more passionate writers like you who are not afraid to mention how they believe. At all times go after your heart. craigslist las vegas

    ResponderExcluir
  2. I'm not certain the place you are getting your info, however good topic. I needs to spend a while studying more or understanding more. Thanks for wonderful information I used to be in search of this info for my mission. all of craigslist

    ResponderExcluir